A tributação para as empresas representa uma importante linha detratora de resultado e de caixa, tanto do ponto de vista do tributo em si, quanto do custo de conformidade, que corresponde aos gastos incorridos pela empresa para cumprimento das obrigações impostas pelo Fisco. Considerando o anseio pelo lucro, ainda que dentro de um ambiente de responsabilidade social e ambiental, a administração, naturalmente, se ocupa em desenvolver e alocar os recursos das empresas para obter o melhor desempenho operacional e financeiro possível.
Assim, é razoável imaginar que áreas com elevada demanda técnica sejam compostas por profissionais cujas carreiras foram desenvolvidas com o objetivo de alcançar o maior nível de conhecimento e experiência aplicada à área de atuação, inclusive seus gestores que, normalmente, alcançam hierarquias maiores por crescimento vertical, em decorrência meritocrática de suas entregas técnicas. Essa assertiva, por razão óbvia, se aplica para a área tributária das empresas, onde é possível observar grande concentração de profissionais ocupando cargos de gestão com formação acadêmica em áreas afins aos temas técnicos vinculados ao direito tributário ou finanças, bem como, experiência em contencioso, conformidade ou planejamento tributário, mas pouco desenvolvimento no campo de método de gestão propriamente dita.
Por outro lado, em empresas com maior estrutura de desenvolvimento organizacional e humano, onde existem recursos destinados ao aprimoramento de seus profissionais e gestores, os investimentos internos costumam ser destinados à difusão da cultura empresarial e do modo como a empresa lida com os seus processos internos.
Portanto, dão maior foco nos aspectos de liderança, preterindo as demais facetas do desenvolvimento da gestão. O Professor Falconi pontuou de maneira precisa e correta ao afirmar que “a liderança é o que há de mais importante numa organização. Sem ela nada acontece”. Por essa razão, é de se esperar que exista maior ocupação de recursos da empresa destinados à formação de seus líderes, principalmente, quando se tratar de uma questão mais ampla, abrangendo toda a organização.
Contudo, o mesmo Professor oferece uma visão onde existem três elementos importantes para se atingir os resultados da empresa: a liderança, o conhecimento do processo e o método.
Como visto, para a área de tributação da empresa, tanto o conhecimento do processo (conhecimento técnico) quanto a liderança, são aspectos que, de maneira geral, são mais aprofundados, até mesmo pela importância no atingimento dos resultados das empresas, contudo, o método é, muitas vezes, subestimado pelos gestores tributários que, por desconhecimento, desempenham suas atividades com ineficiência, sem sequer ter consciência deste fato.
Diante desse cenário, o presente livro se propõe a oferecer um ferramental de uso prático, elaborado com base em métodos e práticas modernas de administração, porém, adaptados para a realidade do universo tributário, considerando suas peculiaridades, principalmente, no ambiente brasileiro.
A obra se destina a todo e qualquer profissional que atue ou pretenda atuar na área tributária das organizações, independentemente do momento de sua carreira, podendo qualquer pessoa se valer do conhecimento compartilhado aqui para melhorar o desempenho de suas atividades, contudo, é importante salientar que, considerando que a obra tem o objetivo de desenvolver métodos e gestão, pressupõe-se que o leitor possua um mínimo de conhecimento técnico e dos processos tributários para uma melhor compreensão dos assuntos aqui abordados.
De toda a sorte, redigi e estruturei esse livro partindo de uma análise ampla dos aspectos do direito tributário que afetam a aplicação dos métodos de gestão, visando oferecer um patamar de conhecimento jurídico sobre temas pertinentes e vinculados ao conteúdo abordado durante a obra.
A evolução da leitura se vale do conhecimento explanado e adquirido nos capítulos anteriores, portanto, é possível que ferramentas e métodos abordados demandem conhecimentos demonstrados anteriormente no livro, porém, sempre que essa necessidade de conhecimento prévio se fez necessário, tive a preocupação de referenciar o subcapítulo que trata sobre o tema.
Por fim, quero registrar que a presente obra se originou de muitos anos de práticas do autor e com o envolvimento de diversas empresas e profissionais atuantes da área financeira e tributária, que contribuíram com suas experiências e conhecimento para a gestão da área tributária nas organizações em que atuavam, e muitos ainda atuam. Portanto, não tem o objetivo de ser terminativo sobre o tema, mas pelo contrário, instigar a discussão e a evolução, permitindo que a gestão tributária evolua de forma a se tornar mais eficaz e eficiente, permitindo uma integração maior com a operação a que está vinculada.